Empresa suíça quer ressuscitar o avião Junkers Ju-52 dos anos 1930

Junkers Ju-52/3m
Junkers Ju-52/3m

Produzido entre 1932 e 1945, o trimotor alemão Junkers Ju-52 foi um dos aviões de passageiro de maior sucesso no período anterior à Segunda Guerra Mundial, com vários exemplares usados em companhias aéreas de todo o mundo, inclusive no Brasil.

+Colômbia: dois resorts se unem e oferecem pacote de experiências gastronômicas de R$ 12 mil
+ Boeing revela 1º jato T-7A Red Hawk da Força Aérea dos EUA
+ Cessna Grand Caravan híbrido começa a ser testado nos EUA
+ Tupolev Tu-4: 1º bombardeiro nuclear da Rússia era cópia de avião da Boeing

Mesmo com a derrota da Alemanha no conflito mundial, o modelo foi produzido ainda na França e na Espanha após a guerra e seguiu em uso civil e militar até a década de 1980.

Pois a empresa suíça Junkers Flugzeugwerke (o mesmo nome da companhia aeronáutica alemã) pretende retomar a produção desse modelo clássico.

Junkers Ju-52
Junkers Ju-52 NG




Chamado de Ju-52 NG pela companhia, o projeto prevê aproveitar a fuselagem original do trimotor, mas com aviônicos atuais. Já os motores radiais BMW de nove cilindros serão substituídos por propulsores V12 diesel de 550 cv produzidos pela alemã RED Aircraft.

Além do uso com cargas e passageiros em pistas curtas e sem pavimentação, a empresa destaca que o novo Ju-52 seria o avião ideal para transportar 14 pessoas em voos panorâmicos turísticos.

Back to top